Crianças se divertem com as coisas mais simples

  shutterstock
 

Você já deve ter ouvido muita gente por aí dizer que a felicidade está nas coisas simples. Uma pesquisa realizada no Reino Unido acaba de confirmar que, no caso das crianças, isso é pura verdade. Uma rede de supermercados e lojas de conveniência chamada Sainsbury’s entrevistou 1.500 crianças com entre 5 e 11 anos para saber quais eram as suas atividades favoritas no verão. Para responder, elas tiveram que pensar em quanta diversão, alegria e momentos memoráveis cada uma das brincadeiras trazia.
Será que você consegue adivinhar quais ficaram nas primeiras posições? Nada de viagens à Disney ou parques de diversões. Brincar no parquinho, fazer guerra de água, montar uma cabana, andar de bicicleta e jogos ao ar livre, como esconde-esconde, ficaram no topo da lista. As atividades mais caras, e que os pais precisam se organizar com antecedência para fazer, como ir ao cinema, ao boliche, ao zoológico ou ao parque de diversões, até fizeram parte da lista, mas não entre as 10 primeiras posições (confira a lista completa no final da reportagem). A conclusão dos responsáveis pela pesquisa é tão simples quanto seu resultado: crianças não precisam de coisas caras e trabalhosas para se divertir e ser feliz.
O mais interessante é que, entre os pais que gastaram mais durante as férias, 41% se justificaram dizendo que o fizeram por achar que as crianças ficariam entediadas se realizassem apenas as atividades mais rotineiras. Outros 29% supunham que os filhos não aproveitariam de verdade o verão se não fossem nenhum dia a um parque temático, por exemplo.
“A criança está muito mais interessada na descoberta e na emoção que a atividade desperta do que quanto ela custa”, afirma a psicóloga infantil Rita Calegari, do Hospital e Maternidade São Camilo (SP). Para muitos adultos, a diversão, às vezes, depende do consumo de algum produto, objeto ou serviço, mas a criança encontra facilmente prazer nas coisas simples. E aqui temos muito a aprender com elas!
Para Paula Pessoa, psicóloga comportamental (SP), isso não significa que as crianças não desejem ter brinquedos mais elaborados ou viajar para a Disney. “Claro que ela vai querer, pois os adultos estimulam e ela também vê os amigos ganhando, mas não necessariamente é a coisa mais prazerosa”, diz.
Há outro fator importante que explica o gosto pelo simples: a maioria dessas atividades (aquelas que ficaram no topo da lista) envolve socialização e a presença dos pais. “Criança gosta de ter atenção e gosta da presença do outro. A experiência afetiva está associada à diversão e ao brincar”, diz Rita. Não à toa, quando perguntadas sobre o que gostariam de realizar antes do fim das férias, 32% das crianças responderam “Sair com amigos” e 25% escolheram “Ficar mais tempo com o papai e a mamãe”.
Portanto, por mais cheia que esteja sua agenda, ter um tempo para brincar com seu filho é mais importante do que você imagina. E nessa hora desligue o celular, a TV e esqueça os outros compromissos. Fique inteira nesse momento só seu e dele! “Essa convivência é fundamental para o desenvolvimento das crianças, e nada substitui os pais. O videogame distrai, a babá ajuda, mas a presença deles é insubstituível”, completa Rita. Paula concorda: “No consultório, eu escuto muitas crianças se lamentando ‘mas meu pai nunca fica comigo’. Os pais precisam manter o vínculo e conhecer seus filhos, pois eles sentem falta dessa companhia”. Além de ser uma delícia, não?
 
Lista com as atividades favoritas das crianças, de acordo com a pesquisa:
1 – Brincar no parquinho ou no jardim
2 – Guerra de água
3 – Montar uma cabana no jardim com a família ou os amigos
4 – Andar de bicicleta
5 – Jogos ao ar livre (ex. esconde-esconde)
6 – Subir em árvores
7 – Fazer torta de lama
8 – Colher frutas
9 – Tomar sorvete no sol
10 – Alimentar os patos
11 – Plantar flores
12 – Ir ao cinema
13 – Complexos de lazer (ex. boliche e patinação no gelo)
14 – Fazer um piquenique
15 – Brincar na piscina ou com a mangueira
16 – Empinar pipa
17 – Ir à praia ou a um Parque Nacional
18 – Acampar no quintal com amigos e família
19 – Viajar para a fazenda
20 – Ir ao zoológico
21 – Parque temático
22 – Brincar no computador
23 – Aula de esporte ou música
24 – Andar a cavalo
25 – Acampamento de férias

Fonte:Revista Crescer

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário